Jeep Avenger
Nissan Ariya
Peugeot 408
Toyota bZ4X
Volkswagen ID.Buzz
Renault Austral
Kia Niro
Quem sucede ao Kia EV6? Eis os finalistas europeus ao Carro do Ano 2023

Já são conhecidos os finalistas que irão disputar o troféu The Car of the Year 2023, ganho na última edição pelo Kia EV6.

Dos 45 candidatos a concurso, um grupo de quase 60 jornalistas europeus especializados na área automóvel, seleccionou sete modelos para a final.

Ao invés do que se passou na edição de 2022, desta vez não são os "eléctricos" a dominarem as votações.

Também há espaço para propostas com motorizações totalmente híbridas, e híbridas plug-in, sem ignorar as térmicas.

O Jeep Avenger é proposto com um bloco turbo a gasolina de 1.2 litros, com 100 cv e 205 Nm.

O destaque, no entanto, impõe-se para a versão eléctrica de 115 kW (156 cv) e 260 Nm, com a bateria de 54 kWh a dar uma autonomia até 392 quilómetros.

A Nissan "ataca" a finalíssima com o Ariya, um crossover equipado com um ou dois motores eléctricos, e tracção dianteira ou total.

A equipá-lo estão baterias de 63 ou 87 kWh, com a autonomia máxima a chegar aos 525 quilómetros com uma única carga.

A marca do leão tem no novíssimo Peugeot 408 uma proposta batalhadora, com uma motorização térmica a gasolina e duas híbridas plug-in.

Segue-se o eléctrico bZ4X da Toyota e o homólogo Solterra da Subaru, dois modelos praticamente idênticos com potências de 204 e 218 cv.

Ambos equipados com um ou dois motores eléctricos, a bateria de 71,4 kWh oferece até 516 quilómetros de autonomia.

A "pão de forma" eléctrica que é a Volkswagen ID.Buzz, com 204 cv e uma autonomia até 410 quilómetros, terá uma palavra a dizer na disputa do troféu.

A Renault apurou-se para a final com o novíssimo Austral, um SUV de grande porte com motorizações a gasolina mild hybrid e 100% híbridas.

O Kia Niro apresenta-se com propostas nos campos das motorizações totalmente híbridas ou eléctricas, sem esquecer a variante híbrida plug-in.

O vencedor do Carro do Ano 2023 será conhecido a 13 de Janeiro, na véspera da abertura de portas do salão automóvel de Bruxelas, na Bélgica.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque